Mapa do Município de Antônio Carlos
Clique no mapa
para ampliar.
Localiza-se na região da Grande Florianópolis, distante 33 km da capital do Estado.
O município foi criado em 1963, quando emancipou-se de Biguaçu. Seu nome foi uma homenagem ao político e estadista Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, bisneto de José Bonifácio de Andrade (Patriarca da Independência do Brasil), figura atuante na política brasileira durante a revolução de 1930.
Antônio Carlos começou a ser colonizado em 1830, quando João Henrique Schoeting, juntamente com outras dez famílias assentaram-se às margens do Rio do Louro.
Os descendentes de imigrantes que se estabeleceram no Alto
Biguaçu, construiram ao longo do século XX um patrimônio cultural bastante expressivo.
Apesar do contato antigo e contínuo com Florianópolis e região, Antônio Carlos ainda mantém características marcantes da colonização, principalmente na zona rural. Junto a alguns valores culturais, pratos típicos ou o dialeto ainda hoje falado, encontramos ao percorrer suas localidades, construções isoladas que marcam sua história.
ECONOMIA
A economia do município é de modelo familiar, baseada no minifúndio rural onde residem cerca de 80% da população, tendo destaque a produção de hortaliças, frutas e legumes, sendo o maior produtor e fornecedor de produtos hortigranjeiros para o comércio de Florianópolis e região.
No setor secundário, a indústria de bebidas merece destaque
com a produção de refrigerantes Coca-Cola e a tradicional produção de cachaça. Ainda neste setor, despontam inúmeras pequenas indústrias na área moveleira, na agroindústria e na produção de alimentos.
Outro setor crescente da economia é o turismo. Com o advento de pousadas e parques aquáticos, visualizou-se uma grande oportunidade e o reconhecimento dos inúmeros potencias turísticos do município a serem explorados, gerando vários investimentos nesta área.
Salto Müller

Salto Oscar Mannes
Clique nas fotos
para ampliar.
TURISMO
A natureza foi pródiga em Antônio Carlos, dotando o município de várias cachoeiras e quedas d'água, em rios que descem as montanhas em meio à exuberante Mata Atlântica.
As belas paisagens, a cultura do povo de descendência alemã, as festas, a gastronomia e a história do lugar cativam quem visita a cidade, juntamente com os parque aquáticos e as pousadas, oferecendo lazer e entretenimento junto a natureza com tranqüilidade e conforto.
O município possui um patrimônio natural inestimável, vegetação, fauna e flora, muitos rios, a Reserva do Caraguatá, entre outros.
Como dica visite especialmente o Salto Oscar Mannes no Alto Rio Farias, cujas águas despencam de uma altura de 35 metros, com formação de uma série de belas cascatas, o SaltoMüller no Rio Farias, e o Salto Kremer na comunidade de Santa Maria, próximo a igreja da comunidade.
Antônio Carlos atrai milhares de visitantes, que vem em busca de tranqüilidade, qualidade de vida e natureza exuberante.

DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO
Inicio da Colonização: 6 de Maio de 1830
Emancipação Política: 6 de Novembro de 1963
Data Festiva: 6 de Novembro
População: 7.466 habitantes (2009)
Colonização: Alemã
Área do Município: 205 km²
Clima: Temperado úmido, temperaturas de 10 a 30ºC
Altitude Média: 30 metros acima do mar, chegando a 886 metros
Limites Municipais: Ao norte: Major Gercino e São João Batista
Ao sul: São Pedro de Alcântara
A leste: Biguaçu e São José
A oeste: Angelina